Receita Papel Machê

Bom pessoal... estou postando agora 2 receitas de papel machê. Uma com papel higiênico e outra com jornal.

Receita 1

Ingredientes:
- 1/4 de rolo de papel higiênico
- Farinha de trigo
- Gesso em partes iguais a da farinha de trigo
- Cola branca.

1. Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite; Ferva-os na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado.
2. Em seguida coe o papel num pano, até tirar toda a água. Coe de cada vez quantidades que você possa espremer facilmente com as mãos e não misture esses “bolos” entre si.
3. Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel.
4. Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca pode esfarinhar. Neste caso, acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescente um pouco mais de gesso.

Obs: Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura. Faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.

Receita 2

Ingredientes:
- Jornais
- Cola fria (branca)
- Recipiente
- Pincéis para dar o acabamento

1. Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente.
2. Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem.
3. Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.
4. Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas que coloca no recipiente
5. Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.
6. Trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada. Poderá recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Pinte a sua peça a gosto.

Obs: Se você quiser pode passar um verniz para dar brilho na peça e também para impermeabilizá-la.

Fonte: Arte Educação e Confagri


BOM TRABALHO!

0 comentários: